quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"A Poluição pode alterar o Cérebro"

Recente pesquisa com roedores de laboratório, realizada pela Universidade Estatal de Ohio (OSU-sigla em inglês), aponta que a exposição a longo prazo à poluição do ar pode ocasionar mudanças físicas no cérebro, assim como problemas de aprendizagem, memória e quadros depressivos. Segundo Laura Froken, estudante de doutorado em neurociência e principal pesquisadora do estudo da OSU, este é um dos primeiros estudos que faz referência aos efeitos nocivos ao cérebro se comparado a outros que se dedicam aos efeitos da contaminação do ar no coração e nos pulmões.
Para sua pesquisa, um grupo de ratos foi exposto ao ar filtrado e outro ao ar contaminado por partículas diminutas-uma trigésima parte da grossura de um fio de cabelo humano- do tipo que liberam para o ar carros e fábricas, bem como do pó natural que pode alcançar áreas profundas dos pulmões e outros órgãos, durante seis horas diárias, cinco dias por semana ao longo de dez meses, equivalente a praticamente a metade da vida da cobaia. Em testes, os roedores expostos ao ar poluído mostraram mais comportamentos depressivos e níveis mais altos de ansiedade que os que respiraram ar filtrado. Ao estudar o hipocampo dos animais- uma área cerebral relacionada à aprendizagem, à memória e à depressão- foram observadas diferenças claras entre os dois grupos, dado assinalado pelo Instituto de Pesquisa de Medicina do Comportamento da OSU.
A contaminação do ar inclusive poderia (POSSIBILIDADE, não um fato consumado) afetar os seres humanos, quando estão sendo gerados no ventre materno, em seu desenvolvimento potencial de inteligência assim que nascem. Recomenda-se como proteção e ao funcionamento melhor da mente o uso de máscaras, redução da quantidade de horas diárias de exposição ao ar contaminado e procurar viver em uma vizinhança livre de fumaças e com amplas áreas verdes. (Fonte EFE / Diário de Canoas)
* As recomendações são válidas, porém são difíceis de serem postas em prática, visto que a vida cotidiana nas cidades está longe de garantir um local "livre de fumaças e repleto de áreas verdes ", então para preservar a mente siga alguns conselhos do Ecoar: #Leia bons livros, esteja em #PAZ consigo e com aqueles que tens ao teu redor (Aceite- ninguém é dono de uma verdade absoluta e nem sempre o que queremos é o que precisa ser feito de imediato), #Pratique atividades físicas regularmente (não precisa virar um super-atleta, caminhe ao invés de ir de carro à padaria da esquina, por exemplo), #Reserve um momento do seu dia, mesmo que breve, para olhar e escutar o mundo que habitas!

     PS: #Ouça boas músicas, como esta - Sétima do Pontal de Renato Borghetti e Yamandu Costa!