O Fórum Social Temático - FST - 2012 é um congresso que está ocorrendo entre os dias 24 e 29 de janeiro na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e na região metropolitana desta. Milhares de pessoas vieram ao estado a fim de participar das atividades oferecidas: palestras, oficinas, debates, shows, apresentações artísticas, intercâmbio cultural, entre outros.
As discussões centrais do evento são a crise capitalista internacional, a justiça social e a justiça ambiental, tópicos que são de amplo interesse na atualidade e devem ser tratados com a importância devida. Os pareceres do FST serão pautados na Cúpula dos Povos, reunião que reivindicará a defesa dos bens comuns e acontecerá paralela ao Rio+20 em junho deste ano.
As conclusões obtidas no FST serão também parte do Fórum Social Mundial, congresso que teve sua primeira edição na capital gaúcha em 2001 e visa à busca de alternativas para uma mudança global - social e econômica - através do slogan 'Um outro mundo é possível'. Sua orientação é contra o sistema neoliberal e o controle do mundo pelo capitalismo, posição corroborada pela Carta de Princípios, documento do ano de criação da atividade.
Além do FST, diversos outros eventos são realizados em todo o mundo para a promoção de debates e reflexões acerca de temas atuais. Estão agendados para 2012 também o Fórum dos Fóruns (na Espanha), o 6° Fórum Social Pan-Amazônico (na Bolívia) e o 2° Fórum Social de Laval (no Canadá).
Quem quiser conferir mais de perto a programação do Fórum Social Temático deste ano, basta conferir no site. Seguem fotos dos primeiros dois dias do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário