'Art.1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art.2.- A água é a seiva de nosso
planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano.
Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a
cultura ou a agricultura'
A água é um recurso abundante em nosso planeta - cobre cerca da 3/4 da sua superfície -, mas apenas uma pequena parcela, menos de 0,4%, é de fácil acesso aos humanos. No entanto, embora esse número pareça pouco, seria suficiente para o abastecimento de toda a população, desde que seu consumo fosse administrado de forma racional. Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas vivem com uma quantidade do recurso inferior a sua necessidade básica diária, e esse número tende a duplicar em quinze anos se o nosso comportamento não mudar.
A dessalinização, que parece uma das opções mais viáveis, ainda está sob estudo e deve ser muito bem ponderada, pois pode envolver consequências ambientais ainda não previstas. Esse sistema já está em utilização há 10 no Nordeste brasileiro, mas ainda apresenta dificuldades a serem vencidas.
A água tem sido motivo cada vez mais frequente de guerras em diversas partes do planeta, e às vezes soa com ironia dizer 'Terra, planeta água' diante dessas situações. É preciso que tomemos consciência da importância desse recurso no nosso cotidiano e também do nosso papel para a sua preservação. Não precisaríamos tantas leis se apenas uma fosse seguida: o respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário