sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SWU, um salve ao planeta

Nos últimos anos, as questões ambientais têm sido amplamente divulgadas em todo o mundo, mas nem todas as pessoas levam esses alertas a sério, pois acreditam que seja apenas mais uma entre as modas relâmpago das últimas décadas. Estão muito enganadas. Entre as principais consequências da intervenção do homem sobre a natureza está a intensificação de fenômenos climáticos, como tempestades tropicais e ondas de calor ou seca, realidade nas manchetes dos jornais.
Em reflexo dessa necessidade de adesão à causa, surgiu o SWU - da sigla em inglês Starts With You - Music & Arts, um festival cultural que conta com shows e exposições cujos objetivos são, além do divertimento, a conscientização dos participantes em relação à sustentabilidade do planeta, visando majoritariamente ao público jovem.
A primeira edição do evento aconteceu em 2010 na cidade de Itu, São Paulo, e teve duração de três dias, contando com um público superior a 160 mil pessoas. Diversas atrações, como Kings of Leon, Avenged Sevenfold, Linkin Park e Los Hermanos, estiveram presentes. A ideia foi tão bem sucedida que garantiu sua continuidade em 2011, confirmada para os dias 12, 13 e 14 de novembro, contando com 3 palcos, pelos quais passarão mais de 70 bandas, como The Black Eyed Peas e Faith no More. Uma opção um tanto diferente é oferecida a quem comprou o passaporte que garante acesso a todos os dias de shows: um acampamento próximo ao local. Com custos à parte, serão oferecidos cerca de 2 500 alojamentos, onde poderão ser instaladas barracas que comportem até quatro pessoas.


O site do SWU também é uma aventura interessante. Lá é possível encontrar dicas sustentáveis que podem ser postas em prática no dia-a-dia e diversas curiosidades. Por exemplo, você sabe qual é a rua mais bonita do mundo? Sabia que ela fica aqui pertinho?... Ficou curioso! Confira no site e aproveite para se informar sobre sustentabilidade, uma palavra tão 'batida', mas que deve fazer parte do nosso cotidiano como lema.
Embora muitas vezes não possamos medir com a devida proporção as nossas ações individuais, elas terão uma repercussão muito importante para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário