terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente, você sabia?

"Apesar de decisões individuais parecerem pequenas em relação às ameaças e tendências globais, quando bilhões de pessoas unem-se por um objetivo comum, nós podemos fazer uma tremenda diferença.”

Ban Ki-Moon, Secretário-Geral da ONU



O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, foi criado em 1972 na ocasião de uma Conferência promovida pela ONU em Estocolmo a fim de discutir a degradação promovida pelo homem no planeta e os riscos para a sobrevivência da humanidade. A assembleia reuniu cerca de 113 países e 250 organizações não-governamentais.
Entre as principais conclusões obtidas após o fórum estava a necessidade de ações para a preservação da biodiversidade. Durante a reunião foram criados diversos documentos com propostas para preservação e um plano de ações que guiasse os governantes para a concretização dessas metas.
O dia 5 de junho se tornou a data mais importante mundialmente para a sensibilização à causa ambiental. Conhecida também como WED - da sigla em inglês,  World Environment Day -, a ocasião é marcada por palestras, debates, atividades em geral e, principalmente, como lembrete sobre a importância de preservar o espaço em vivemos.
Então, o que você vai fazer pelo planeta no WED?







domingo, 22 de abril de 2012

Dia da Terra!




Embora não reconhecido oficialmente pela ONU, o dia 22 de Abril marca o #DIA_DA_TERRA, criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970. O ativista ambiental reuniu duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades em prol da criação de uma Agenda Ambiental. O sucesso da manifestação está pautado na criação da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente nos Estados Unidos.
Mais tarde, em 1972, os primeiros esforços foram convertidos na pioneira Conferência de Estocolmo, cujo objetivo era chamar a atenção do líderes mundias da #Gigante problemática associada aos recursos naturais, que movimentam a máquina capitalista, e à sua defesa em escala global.
Portanto,neste dia #Reflita: O que podemos fazer para protegermos o local que habitamos e frequentemente deterioramos? Inicie aplicando algumas destas respostas e motive os demais ao seu redor a promovê-las! 






terça-feira, 10 de abril de 2012

Uma oportunidade para REpensar!

Somos informados todos os dias pelas mídias que o nosso celular tem poucas tecnologias frente aos lançamentos, que as blusas que estamos vestindo estão fora de moda e que o carro da família é ultrapassado - os novos modelos têm um aparelho de GPS acoplado e um sistema aerodinâmico imperdível! -. Não raras vezes esprememos o dinheiro da carteira e adquirimos o produto, que se tornará inútil no dia seguinte.
Com que frequência nós paramos pra pensar se de fato precisamos disso? E por quanto tempo conseguimos nos conter quando percebemos que tantos produtos não são necessários?
É reconhecido que a condição humana nos remete a erros, mas também estão intrínsecas a nós a vontade da mudança e a força da superação. Portanto, está na hora de REpensar e direcionar a nossa vida a valores em oposição a produtos das mídias, que nos incorporam a um ciclo de consumo desenfreado e infelicidade.


Para mais informações, acesse www.storyofstuff.org

quinta-feira, 22 de março de 2012

Terra, planeta água!

Hoje, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela ONU em 1993 e é um dos resultados da Rio-92, conferência da qual também resultou a Declaração Universal dos direitos desse patrimônio tão importante da humanidade.

'Art.1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art.2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura'


A água é um recurso abundante em nosso planeta - cobre cerca da 3/4 da sua superfície -, mas apenas uma pequena parcela, menos de 0,4%, é de fácil acesso aos humanos. No entanto, embora esse número pareça pouco, seria suficiente para o abastecimento de toda a população, desde que seu consumo fosse administrado de forma racional. Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas vivem com uma quantidade do recurso inferior a sua necessidade básica diária, e esse número tende a duplicar em quinze anos se o nosso comportamento não mudar.


Os principais problemas nesse sentido são a distribuição irregular e o mau gerenciamento de seu uso. Este segundo, entretanto, é o fator mais grave. O consumo desenfreado e desnecessário aliado à poluição limita a disponibilidade da água e torna sua reciclagem mais onerosa, o que inviabiliza o acesso das populações mais pobres ao recurso. Nos últimos anos, porém, esse se tornou um dilema de todas as camadas sociais. Cidades inteiras foram acometidas pela estiagem, ao exemplo de Bagé, no interior do Rio Grande do Sul, que enfrentou um racionamento muito intenso nos últimos meses. Até mesmo o abastecimento da cidade de São Paulo, a sexta maior cidade do mundo em termos de população, depende de fontes a mais de 70 quilômetros de distância.
A dessalinização, que parece uma das opções mais viáveis, ainda está sob estudo e deve ser muito bem ponderada, pois pode envolver consequências ambientais ainda não previstas. Esse sistema já está em utilização há 10 no Nordeste brasileiro, mas ainda apresenta dificuldades a serem vencidas.

A água tem sido motivo cada vez mais frequente de guerras em diversas partes do planeta, e às vezes soa com ironia dizer 'Terra, planeta água' diante dessas situações. É preciso que tomemos consciência da importância desse recurso no nosso cotidiano e também do nosso papel para a sua preservação. Não precisaríamos tantas leis se apenas uma fosse seguida: o respeito.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"A Poluição pode alterar o Cérebro"

Recente pesquisa com roedores de laboratório, realizada pela Universidade Estatal de Ohio (OSU-sigla em inglês), aponta que a exposição a longo prazo à poluição do ar pode ocasionar mudanças físicas no cérebro, assim como problemas de aprendizagem, memória e quadros depressivos. Segundo Laura Froken, estudante de doutorado em neurociência e principal pesquisadora do estudo da OSU, este é um dos primeiros estudos que faz referência aos efeitos nocivos ao cérebro se comparado a outros que se dedicam aos efeitos da contaminação do ar no coração e nos pulmões.
Para sua pesquisa, um grupo de ratos foi exposto ao ar filtrado e outro ao ar contaminado por partículas diminutas-uma trigésima parte da grossura de um fio de cabelo humano- do tipo que liberam para o ar carros e fábricas, bem como do pó natural que pode alcançar áreas profundas dos pulmões e outros órgãos, durante seis horas diárias, cinco dias por semana ao longo de dez meses, equivalente a praticamente a metade da vida da cobaia. Em testes, os roedores expostos ao ar poluído mostraram mais comportamentos depressivos e níveis mais altos de ansiedade que os que respiraram ar filtrado. Ao estudar o hipocampo dos animais- uma área cerebral relacionada à aprendizagem, à memória e à depressão- foram observadas diferenças claras entre os dois grupos, dado assinalado pelo Instituto de Pesquisa de Medicina do Comportamento da OSU.
A contaminação do ar inclusive poderia (POSSIBILIDADE, não um fato consumado) afetar os seres humanos, quando estão sendo gerados no ventre materno, em seu desenvolvimento potencial de inteligência assim que nascem. Recomenda-se como proteção e ao funcionamento melhor da mente o uso de máscaras, redução da quantidade de horas diárias de exposição ao ar contaminado e procurar viver em uma vizinhança livre de fumaças e com amplas áreas verdes. (Fonte EFE / Diário de Canoas)
* As recomendações são válidas, porém são difíceis de serem postas em prática, visto que a vida cotidiana nas cidades está longe de garantir um local "livre de fumaças e repleto de áreas verdes ", então para preservar a mente siga alguns conselhos do Ecoar: #Leia bons livros, esteja em #PAZ consigo e com aqueles que tens ao teu redor (Aceite- ninguém é dono de uma verdade absoluta e nem sempre o que queremos é o que precisa ser feito de imediato), #Pratique atividades físicas regularmente (não precisa virar um super-atleta, caminhe ao invés de ir de carro à padaria da esquina, por exemplo), #Reserve um momento do seu dia, mesmo que breve, para olhar e escutar o mundo que habitas!

     PS: #Ouça boas músicas, como esta - Sétima do Pontal de Renato Borghetti e Yamandu Costa!


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Reciclando CDs

Época de férias e muitas pessoas decidem fazer a faxina em casa a fim de descartar coisas que perderam a utilidade ou ficaram esquecidas no baú. Mas você já pensou em dar uma cara nova para esses objetos? Você sabia que aqueles cds velhos - às vezes só com uma foto ou uma música gravada - podem ser bem úteis? Confira aqui 22 dicas - sim, 22 DICAS! - de reciclagem para cds.
Além de deixar a sua casa mais bonita, ainda ajuda o meio ambiente.




 Fonte: http://www.interbent.com/22-ways-to-make-old-cds-awesome-again/

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático 2012, uma discussão sobre a sociedade

O Fórum Social Temático - FST - 2012 é um congresso que está ocorrendo entre os dias 24 e 29 de janeiro na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e na região metropolitana desta. Milhares de pessoas vieram ao estado a fim de participar das atividades oferecidas: palestras, oficinas, debates, shows, apresentações artísticas,  intercâmbio cultural, entre outros.
As discussões centrais do evento são a crise capitalista internacional, a justiça social e a justiça ambiental, tópicos que são de amplo interesse na atualidade e devem ser tratados com a importância devida. Os pareceres do FST serão pautados na Cúpula dos Povos, reunião que reivindicará a defesa dos bens comuns e acontecerá paralela ao Rio+20 em junho deste ano.
As conclusões obtidas no FST serão também parte do Fórum Social Mundial, congresso que teve sua primeira edição na capital gaúcha em 2001 e visa à busca de alternativas para uma mudança global - social e econômica - através do slogan 'Um outro mundo é possível'. Sua orientação é contra o sistema neoliberal e o controle do mundo pelo capitalismo, posição corroborada pela Carta de Princípios, documento do ano de criação da atividade.
Além do FST, diversos outros eventos são realizados em todo o mundo para a promoção de debates e reflexões acerca de temas atuais. Estão agendados para 2012 também o Fórum dos Fóruns (na Espanha), o 6° Fórum Social Pan-Amazônico (na Bolívia) e o 2° Fórum Social de Laval (no Canadá).
Quem quiser conferir mais de perto a programação do Fórum Social Temático deste ano, basta conferir no site. Seguem fotos dos primeiros dois dias do evento.