Cerca de 60% da bacia Amazônica, a maior do planeta e pela qual passa um quinto de toda a água doce no mundo, encontra-se no Brasil, sendo uma importante reserva de recursos hídricos para o país. O maior importante rio que a compõe é o Amazonas, que tem mais de mil afluentes e propicia o desenvolvimento de florestas de várzea (periodicamente inundadas) e florestas de igapó (sempre inundadas), ambas responsáveis pelo abrigo de muitas espécies. A biodiversidade da fauna presente na região é uma das maiores existentes, incluindo animais como a anta, a ariranha, o boto cor-de-rosa, o peixe-boi, a ararajuba e a arara-azul.
Também sua flora é bastante rica, constituindo um bom campo de pesquisa para desenvolvimento de medicamentos que visam ao combate de doenças com o câncer, por exemplo, através de substâncias extraídas das plantas.
Mas toda essa maravilha está em risco. As queimadas, o desmatamento e a caça ilegal são fatores que contribuem para dizimar parte da natureza Amazônica e devem ser combatidos não só por quem vive próximo, mas por todo o mundo, pois o bioma pode interferir no clima de outros lugares e tem um potencial belíssimo para ser explorado com sabedoria e consciência ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário