terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pampa

Os campos sulinos ou pampa constituem um bioma de pradarias localizado na região meridional do Brasil, ocupando cerca de 63% da área do Rio Grande do Sul e 2% do território nacional. Apresenta estações bem definidas e o clima é úmido, com temperatura média de 18°C e chuva bem distribuída.

A vegetação é na sua maioria rasteira, constando de 400 espécies de gramíneas, mas também apresenta arbustos e árvores como a guajuvira, fornecedora de madeira. Seu solo é rico e profundo, o que ocasionou a transformação da área em terras agrícolas que, aliada à pecuária, contribuiu para a economia do estado e do país. No entanto, essa mudança afeta seriamente o pampa devido ao uso de fertilizantes e ao sobrepastoreio, que destrói o habitat natural de muitos animais.



Há cerca de 385 espécies de aves, como o pica-pau, a caturrita e o anum-preto, e cerca de 90 tipos de mamíferos, dentre os quais 39% são endêmicos. O gato-do-mato-grande ou gato dos pampas é caraterístico do bioma, possui pelagem cinza-amarelada com numerosas manchas escuras e dá à luz cerca de 1 a 3 filhotes por ninhada, e estes se abrigam em geral dentro do tronco de árvores.
                                              


Fonte: Globo - Jornal Bom Dia Brasil (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário